SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Life quality on the public service context: a social representation approach with health professionalsThe non-school: how yongsters with cancer see the school and the teacher who works in the hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BRANDENBURG, Olivia Justen  and  HAYDU, Verônica Bender. Contribuições da análise do comportamento em odontopediatria. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 462-475. ISSN 1414-9893.

Controlar o comportamento de crianças durante o tratamento odontológico é um dos grandes desafios para os dentistas. A falta de cooperação infantil em odontopediatria é um tópico de debate entre pesquisadores, que buscam explicações como medo, ansiedade e experiências aversivas para o fato. Pesquisas de análise do comportamento em contextos de odontopediatria fornecem evidências de que os estímulos aversivos, com função de operações estabelecedoras, alteram o valor de outras contingências presentes no contexto odontológico, como o reforço positivo ou a distração, sendo essa uma possível razão para a dificuldade do manejo de comportamentos não-colaborativos das crianças. Uma breve revisão bibliográfica é apresentada neste trabalho, incluindo a conceituação de operações estabelecedoras, de fuga e de esquiva. Além disso, é feita uma análise da função das operações estabelecedoras no contexto odontopediátrico, sugerindo-se que elas estabelecem condições para a manutenção da não-colaboração de crianças nos consultórios odontológicos. Também são discutidas possibilidades de intervenção com contingências que diminuem as propriedades aversivas da situação.

Keywords : Odontopediatria; Análise do comportamento; Controle aversivo; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )