SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Qualidade de vida no serviço público de saúde: representações sociais de profissionais da saúdeA não-escola: os sentidos atribuídos à escola e ao professor hospitalares por pacientes oncológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BRANDENBURG, Olivia Justen  e  HAYDU, Verônica Bender. Contribuições da análise do comportamento em odontopediatria. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 462-475. ISSN 1414-9893.

Controlar o comportamento de crianças durante o tratamento odontológico é um dos grandes desafios para os dentistas. A falta de cooperação infantil em odontopediatria é um tópico de debate entre pesquisadores, que buscam explicações como medo, ansiedade e experiências aversivas para o fato. Pesquisas de análise do comportamento em contextos de odontopediatria fornecem evidências de que os estímulos aversivos, com função de operações estabelecedoras, alteram o valor de outras contingências presentes no contexto odontológico, como o reforço positivo ou a distração, sendo essa uma possível razão para a dificuldade do manejo de comportamentos não-colaborativos das crianças. Uma breve revisão bibliográfica é apresentada neste trabalho, incluindo a conceituação de operações estabelecedoras, de fuga e de esquiva. Além disso, é feita uma análise da função das operações estabelecedoras no contexto odontopediátrico, sugerindo-se que elas estabelecem condições para a manutenção da não-colaboração de crianças nos consultórios odontológicos. Também são discutidas possibilidades de intervenção com contingências que diminuem as propriedades aversivas da situação.

Palavras-chave : Odontopediatria; Análise do comportamento; Controle aversivo; Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )