SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3The non-school: how yongsters with cancer see the school and the teacher who works in the hospitalEmotional regulation at work: a case study after air disaster author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

O papel do diretor escolar na implantação de uma cultura educacional inclusiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 494-511. ISSN 1414-9893.

Investiga-se aqui o papel do diretor escolar na constituição de uma cultura escolar inclusiva, tendo como referencial teórico a Psicologia histórico-cultural de Vigotski. Busca-se estabelecer uma relação entre a democratização da escola e a implantação de uma cultura escolar inclusiva através da atuação do diretor escolar. Como hipótese, considerou-se que o diretor influencia de maneira decisiva a forma como se constitui a cultura escolar, facilitando ou dificultando a efetivação da inclusão escolar. Os conceitos de cultura escolar, educação inclusiva e ambiente inclusivo foram examinados de forma a estabelecer a importância do contexto da escola na inclusão escolar de alunos com deficiência. Realizou-se um estudo de caso, tendo sido colhidos dados por meio de análise documental e realizada entrevista com uma diretora escolar. Foi utilizado como método a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, concluiu-se que a democratização da gestão e a educação inclusiva se encontram estreitamente relacionadas, o que sugere que uma escola inclusiva é, antes de tudo, uma escola democrática.

Keywords : Inclusão escolar; Administração educacional; Ambiente escolar; Psicologia histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )