SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Regulação emocional no trabalho: um estudo de caso após desastre aéreoRepresentações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SOUZA, Airle Miranda de; MOURA, Danielle do Socorro Castro  e  CORREA, Victor Augusto Cavaleiro. Implicações do pronto-atendimento psicológico de emergência aos que vivenciam perdas significativas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 534-545. ISSN 1414-9893.

A proposta deste trabalho consistiu em compartilhar um serviço de pronto-atendimento psicológico às pessoas que vivenciam uma perda significativa, seja por morte de uma pessoa de vinculação importante, como a de um familiar ou amigo, óbito de um paciente ou perda da saúde quando do adoecimento e/ou hospitalização, entre outros, e discutiu os resultados de tal serviço. O enfoque metodológico baseou-se na análise do processo de estruturação e implantação de um serviço dessa especificidade em um hospital público universitário, onde os autores desenvolvem a assistência aos que vivenciam esses processos de perda. Os resultados apontaram a importância da oferta desse serviço, que foi demandado tanto por aqueles que vivenciam o luto pela perda de saúde ou pela morte de uma pessoa significativa como por profissionais de educação e saúde.

Palavras-chave : Morte; Atitude frente à morte; Serviços comunitários de saúde mental; Psicologia; Death; Attitude facing death; Community mental health services; Psychology.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )