SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Implicações do pronto-atendimento psicológico de emergência aos que vivenciam perdas significativasEfeito da intervenção psicológica vocacional na indecisão e comportamento exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MARCELINO, Maria Quitéria dos Santos; CATAO, Maria de Fátima Fernandes Martins  e  LIMA, Claudia Maria Pereira de. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 544-557. ISSN 1414-9893.

Esta pesquisa, da qual participaram 40 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 19 anos, tem por objetivo comparar as representações sociais dos adolescentes inseridos em diferentes contextos escolares (público e privado) acerca da construção do seu projeto de vida. Foram utilizados questionário semi-aberto para caracterização sociodemográfica e entrevista semi-estruturada para captura das representações. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com apoio do programa ALCESTE, sistema automático de análise de dados textuais. Os dados obtidos demonstraram representações consensuais a respeito do projeto de vida, como desejos, metas, previsões e estratégias. Entretanto, os alunos da escola pública objetivaram suas representações na necessidade de inclusão social e na melhoria de vida, enquanto os da escola privada objetivaram suas representações nas dificuldades relacionadas à escolha da profissão. Conclui-se haver a necessidade de políticas públicas que possibilitem, nesses diferentes contextos escolares, condições semelhantes para a construção de projetos de vida.

Palavras-chave : Adolescentes; Projeto de vida; Representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )