SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médioAutodescrição de adolescentes segundo o gênero e a ordem de nascimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CUNHA, Maria Céu Taveira Castro Silva Brás  e  FARIA, Liliana da Costa. Efeito da intervenção psicológica vocacional na indecisão e comportamento exploratório. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 558-573. ISSN 1414-9893.

Um adolescente veio à consulta psicológica com o objectivo de receber ajuda para um problema de indecisão face à vida escolar e profissional. Os dados da avaliação indicam como causas do problema a falta de consciência de si próprio, o desconhecimento sobre o processo de tomada de decisão, um fraco conhecimento do mundo escolar e profissional e dificuldades no compromisso com um curso de acção. O cliente apresenta crenças de carreira negativas, pensamentos ansiosos face ao futuro, conduta exploratória pouco intencional e sistemática e indecisão. As recomendações terapêuticas consistiram em seguir um programa de tratamento psicológico, ao longo de cinco sessões, com o objectivo de mudar os pensamentos negativos e favorecer os níveis de exploração e de compromisso do cliente. Após as cinco sessões de tratamento, registra-se um aumento das crenças e dos comportamentos positivos de exploração e uma redução dos níveis de ansiedade exploratória e de decisão, bem como uma redução dos níveis de indecisão. Conclui-se acerca dos efeitos positivos da consulta psicológica breve e estruturada na tomada de decisão vocacional.

Palavras-chave : Tomada de decisão; Comportamento exploratório; Intervenção psicológica; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )