SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Efecto de la intervención psicológica vocacional en la indecisión y comportamiento exploratorioInclinación profesional y personalidad: estudio de correlación entre medidas de estos constructos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

SAMPAIO, Izabela Tissot Antunes  y  VIEIRA, Mauro Luís. Autodescrição de adolescentes segundo o gênero e a ordem de nascimento. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 574-587. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem como objetivo divulgar resultados e suscitar o interesse de pesquisadores sobre a influência do gênero e de ordem de nascimento na autodescrição dos indivíduos. Especificamente, 322 adolescentes entre 13 e 17 anos responderam a um questionário em que se pedia que mencionassem três palavras positivas e três negativas para descreverem si mesmos. Não se tratou de avaliar a personalidade em si, mas de apreender padrões de características comuns dos participantes. A partir da análise fatorial de correspondências (AFC), surgiram fatores que opuseram os grupos dois a dois. O gênero foi o principal fator diferenciador das características citadas, mas os efeitos de ordem de nascimento também se mostraram relevantes na observação dos padrões comportamentais dos respondentes. Sugere-se que a personalidade seja pesquisada no Brasil considerando essas duas variáveis em conjunto.

Palabras clave : Autodescrição; Gênero; Ordem de nascimento; Adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )