SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Autodescrição de adolescentes segundo o gênero e a ordem de nascimentoO Psicólogo na atenção básica à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

WELTER, Giselle Müller-Roger  e  CAPITAO, Claudio Garcia. Inclinação profissional e personalidade: estudo de correlação entre medidas desses construtos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 588-601. ISSN 1414-9893.

Este trabalho pretende estudar a validade concorrente entre o 16PF - Questionário Fatorial da Personalidade e o BBT - Teste de Fotos de Profissões. O BBT é um teste projetivo, que se destina à apreensão do perfil de inclinação profissional, considerando oito fatores pulsionais. Apesar de o BBT ter sido concebido para adolescentes, estudos recentes mostraram que também pode ser empregado em adultos no contexto da orientação de carreira, coaching e seleção de pessoal. Enquanto o 16PF teve sua origem na análise fatorial, a construção do BBT se baseou nos pressupostos teóricos de Szondi sobre a estrutura pulsional das doenças mentais, com base em estudos clínicos com pacientes psiquiátricos. Embora os dois instrumentos partam de pressupostos teóricos muito diferentes, a estrutura fatorial do 16PF se assemelha em grande parte aos fatores pulsionais avaliados pelo BBT. Participaram do estudo 87 profissionais (35 homens e 52 mulheres) oriundos de diversas empresas, com idade média de 29,4 anos (DP=8,2). Os resultados confirmaram as hipóteses de pesquisa no nível de significância 0,05.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Teste projetivo; Orientação profissional; Recursos humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )