SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Professional tendency and personality: research on the correlation among measures of these constructsExperience into clinical of work with bank clercks with injuries by Repetitive Strain Injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BOARINI, Maria Lucia  and  BORGES, Roselania Francisconi. O Psicólogo na atenção básica à saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 602-613. ISSN 1414-9893.

O efetivo manejo dos transtornos mentais, nos serviços de saúde em geral, sobretudo na Atenção Básica de Saúde, é sem dúvida uma das exigências para viabilizar a desinstitucionalização do paciente psiquiátrico, com ou sem um longo histórico de várias internações. Nesse sentido, a preparação do profissional de saúde é uma prioridade na implementação da rede pública de saúde que, de fato, se proponha a atender a pessoa com transtorno mental em sintonia com os princípios da reforma psiquiátrica. Com essa orientação, estamos desenvolvendo, desde outubro de 2005, no Município de Itambé, PR, o projeto de extensão intitulado Formação do Psicólogo para Atuar em um Serviço Substitutivo (aos hospícios) de Atenção à Saúde Mental, que ora relatamos. Esse projeto se constitui em atividades desenvolvidas junto ao portador de transtorno mental e a seus familiares, aos profissionais da saúde e à comunidade em geral. Todas as atividades contam com a participação de acadêmicos devidamente inscritos no projeto. Os resultados até aqui alcançados nos permitem afirmar a pertinência de projetos dessa natureza como contribuição para a formação do psicólogo, e, na seqüência, para as mudanças necessárias à consolidação da reforma psiquiátrica.

Keywords : Formação do psicólogo; Transtorno mental; Reforma psiquiátrica; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )