SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3The Psychologist in the basic health assistanceOn other considerations about Labor Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SANTOS JUNIOR, Adalberto Vital dos; MENDES, Ana Magnólia  and  ARAUJO, Luciane Kozicz Reis. Experiência em clínica do trabalho com bancários adoecidos por Ler/ Dort. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 614-625. ISSN 1414-9893.

O estudo apresenta intervenção em clínica do trabalho, com grupos de bancários acometidos de LER/DORT, fundamentada na psicodinâmica do trabalho. Participaram 13 trabalhadores aposentados e afastados do trabalho, subdivididos em dois grupos. Foram realizadas 10 sessões com cada grupo. Os dados produzidos foram examinados com base na análise dos núcleos de sentidos. Os resultados evidenciaram que mecanismos organizacionais, como as promessas simbólicas, estimulam a sobrecarga do corpo para a mediação do medo e da ansiedade, favorecendo o processo de adoecimento. Essa experiência mostrou-se positiva para os participantes ressignificarem seu processo de adoecimento por um espaço de discussão onde as vivências de prazer-sofrimento e os modos de mediação foram compartilhados.

Keywords : Psicodinâmica do trabalho; LER/DORT; Saúde do trabalhador; Prazer-sofrimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )