SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Experiência em clínica do trabalho com bancários adoecidos por Ler/ DortEstágio supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

TUBINO, Carmela de Lima; PEDRUZZI-REIS, Marcia Giovana  e  SILVA, Rosane Neves da. De outras tecituras possíveis em Psicologia do TrabalhoDe otros entrelazados posibles en Psicología del Trabajo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 626-637. ISSN 1414-9893.

Este escrito se propõe a discutir uma experiência de estágio em Psicologia do Trabalho, a partir das indagações advindas de um estranhamento suscitado no encontro com práticas e discursos cristalizados relativos ao fazer do psicólogo em uma organização. Para tal reflexão, tomamos a prática do acompanhamento funcional (af), realizada junto a servidores considerados ‘funcionários-problema’, como um analisador que tensiona o engessamento de estratégias de intervenção centradas nos conflitos individuais do trabalhador. Ao longo de nossa experiência, percebeu-se que a escuta do trabalhador poderia ser uma via de acesso às relações de trabalho, uma vez que os funcionários ocupavam o lugar de porta-vozes de um grupo, possibilitando uma análise da produção de demanda do local. Apesar de nos depararmos com uma prática cristalizada do af, centrada no indivíduo-problema, ressaltamos ser imprescindível que o psicólogo possa se movimentar dentro deste instituído e compreender as formas como o local de trabalho se organiza, e, através de uma análise de implicação, pensar como a própria Psicologia vem se organizando, naquele local, para atender aos pedidos que lhe são dirigidos.

Palavras-chave : Psicologia do trabalho; Análise institucional; Análise de implicação; Produção de demanda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )