SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Psicologia comunitária e política de assistência social: diálogos sobre atuações em comunidadesFormação em Psicologia no Brasil: um perfildos cursos de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SALDANHA, Ana Alayde  e  BATISTA, José Roniere Morais. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 700-717. ISSN 1414-9893.

O Role-Playing Game (RPG) vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens no Brasil e na área da pedagogia, na qual vem sendo utilizado como ferramenta de aprendizado nas salas de aula. Este trabalho teve como objetivo determinar qual a concepção que os jogadores sistemáticos possuem a respeito dos jogos de interpretação de personagens, ou Role-Playing Games, bem como quais os fatores motivacionais que levam à prática desse jogo. Foi utilizado para a coleta dos dados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semi-aberta, sendo esta última analisada com base em categorias determinadas a partir dos temas suscitados. As categorias demonstraram que o RPG é percebido como um teatro improvisado, uma forma de lazer, uma terapia, uma projeção de personalidade, um facilitador das relações pessoais e como uma confraternização com amigos. Foi determinado ainda que o principal fator motivacional dos jogadores era a amizade, a vontade de estar com os companheiros de jogo. Aparentemente, o jogo de RPG possui tanto características positivas quanto negativas, sendo que a diferença estaria na forma como é utilizado. O resultado da pesquisa abre caminho para futuros estudos sobre esse tipo de jogo que já se encontra inserido na cultura em massa.

Palavras-chave : Role-Playing Game; Jogo; Jogos eletrônicos; Motivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )