SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticosPreparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LISBOA, Felipe Stephan  e  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Formação em Psicologia no Brasil: um perfildos cursos de graduação. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 718-737. ISSN 1414-9893.

Para caracterizar os cursos de graduação em Psicologia no Brasil, efetuou-se um estudo documental utilizando informações de domínio público contidas no Cadastro das Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação. Dos 396 cursos identificados, em sua totalidade presenciais, grande parte se encontra em instituições universitárias privadas com fins lucrativos localizadas predominantemente em cidades no interior do País e na Região Sudeste. Majoritariamente, funcionam em turnos parciais, têm duração de 10 semestres e carga horária de cerca de 4.000 horas, adotam o regime letivo semestral e, nas avaliações nacionais, obtiveram o conceito médio. Evidencia-se uma enorme, rápida e desordenada expansão dos cursos de graduação, especialmente a partir da década de 1990. Alerta-se, dessa forma, para que sejam tomadas medidas urgentes no sentido de aliar quantidade e qualidade no ensino da Psicologia no Brasil.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Cursos de graduação; Formação inicial de psicólogos; História da Psicologia no Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )