SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Formação em Psicologia no Brasil: um perfildos cursos de graduaçãoTrabalho territorial em hospitais psiquiátricos: construindo no presente um futuro sem manicômios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho  e  SOARES, Dulce Helena Penna. Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 738-751. ISSN 1414-9893.

O processo de globalização trouxe para as grandes organizações uma série de consequências, entre as quais a prática das aposentadorias incentivadas, em que diversos trabalhadores experientes foram dispensados, muitos sem qualquer preparação para uma vida que pode durar mais do que o tempo dedicado ao trabalho. Hoje muitas organizações já reconhecem o valor dos trabalhadores mais velhos, que, se atualizados, podem continuar tão motivados quanto já demonstraram em capacidade e experiência. Entretanto, alguns precisam ou desejam se aposentar, aproveitando o tempo livre para realizar atividades de desenvolvimento pessoal, de lazer, de cuidado com a saúde, desenvolvimento de projetos pessoais, relacionamentos sociais e familiares e mesmo para o engajamento em uma atividade profissional mais prazerosa. Este artigo pretende oferecer uma perspectiva do envelhecimento dos trabalhadores nas organizações e do desafio de lidar com a aposentadoria, analisando-se aspectos e variáveis que podem facilitar ou dificultar o bem-estar das pessoas nessa transição. Mais do que focar nas teorias que estariam fundamentando os Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs), o artigo apresenta algumas pesquisas empíricas, de forma a incentivar a reflexão dos psicólogos sociais, organizacionais e orientadores profissionais sobre as suas possibilidades de inserção nessa área de atuação.

Palavras-chave : Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA); Educação ao longo da vida; Transição de carreira; Projeto de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )