SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Trabajo territorial en hospitales psiquiátricos: construyendo en el presente un porvenir sin manicomiosUn estudio fenomenológico sobre la vivencia de familia en una comunidad popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

ALVES, Edvânia dos Santos  y  FRANCISCO, Ana Lúcia. Ação psicológica em saúde mental: uma abordagem psicossocial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 768-779. ISSN 1414-9893.

Este artigo se propõe refletir sobre aspectos pertinentes à clínica dos transtornos mentais, com base na abordagem psicossocial. Nesse sentido, a prática complexa do saber/fazer, no contexto da referida abordagem, apresenta-se no âmbito de uma clínica ampliada, ratificando a importância de se contemplar a cultura e o cotidiano daqueles que buscam por atenção psicológica, o que implica o fazer clínico voltado para a interlocução e a avaliação contínua de intervenções comprometidas com o sujeito sociohistórico. Assim, tem-se uma clínica voltada para as múltiplas faces do humano - em sua singularidade e coletividade -, problematizando as ações psicológicas em instituições e nas comunidades.

Palabras clave : Abordagem psicossocial; Saúde mental; Práticas interventivas; Redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )