SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Trabalho territorial em hospitais psiquiátricos: construindo no presente um futuro sem manicômiosUm estudo fenomenológico sobre a vivência de família em uma comunidade popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ALVES, Edvânia dos Santos  e  FRANCISCO, Ana Lúcia. Ação psicológica em saúde mental: uma abordagem psicossocial. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 768-779. ISSN 1414-9893.

Este artigo se propõe refletir sobre aspectos pertinentes à clínica dos transtornos mentais, com base na abordagem psicossocial. Nesse sentido, a prática complexa do saber/fazer, no contexto da referida abordagem, apresenta-se no âmbito de uma clínica ampliada, ratificando a importância de se contemplar a cultura e o cotidiano daqueles que buscam por atenção psicológica, o que implica o fazer clínico voltado para a interlocução e a avaliação contínua de intervenções comprometidas com o sujeito sociohistórico. Assim, tem-se uma clínica voltada para as múltiplas faces do humano - em sua singularidade e coletividade -, problematizando as ações psicológicas em instituições e nas comunidades.

Palavras-chave : Abordagem psicossocial; Saúde mental; Práticas interventivas; Redes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )