SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Ação psicológica em saúde mental: uma abordagem psicossocialAvaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARDOSO, Claudia Lins; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  GIOVANETTI, José Paulo. Um estudo fenomenológico sobre a vivência de família em uma comunidade popular. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 780-795. ISSN 1414-9893.

O objetivo desta pesquisa foi investigar a vivência de família na perspectiva de três moradores de uma comunidade popular de Belo Horizonte (MG). A vivência foi concebida como a ressonância na subjetividade da pessoa, ocorrida a partir da interação entre a consciência e a realidade. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa. A análise dos dados apontou os seguintes temas representativos revelados nos depoimentos: concepção de família, papéis na dinâmica familiar, elementos que desestruturam a família, problemas enfrentados pela família, a percepção das famílias da comunidade e a vivência do trabalho com as famílias da comunidade. A família como base para a vida, o diálogo, a afetividade, a religião, a presença e a importância da rede familiar e da figura paterna foram as unidades de significado comuns nos depoimentos. Como conclusão, foi enfatizado o mérito do estudo da vivência da família para o desenvolvimento de projetos de assistência psicológica à comunidade.

Palavras-chave : Família; Comunidade; Vivência; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )