SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Um estudo fenomenológico sobre a vivência de família em uma comunidade popularPsicologia e modos de trabalho no contexto da reforma psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

QUEIROGA, Fabiana; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo  e  MIRANDA, Rodrigo Araújo de. Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 796-811. ISSN 1414-9893.

Livros de texto para o ensino superior muito raramente são objeto de avaliação formativa. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar para o contexto brasileiro um instrumento para a captação de dados de avaliação formativa, visto que no Brasil ainda são escassas as tentativas de aplicação de avaliações dessa natureza. Contou-se com a participação de duas turmas de estudantes da graduação do curso de Psicologia e duas do curso de Administração de uma universidade pública federal. Após ser submetido a uma análise fatorial exploratória, o instrumento apresentou indicadores psicométricos que apontaram evidências de validade de construto, sendo útil para a avaliação de materiais instrucionais. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fortalecimento do processo de avaliação formativa de materiais didáticos no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Qualidade da educação; Ensino em Psicologia; Materiais didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )