SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Avaliação formativa em Psicologia: instrumento para análise de material instrucionalA epistemologia sistêmica como substrato à atuação do psicólogo na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SALES, André Luis Leite de Figueiredo  e  DIMENSTEIN, Magda. Psicologia e modos de trabalho no contexto da reforma psiquiátrica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 812-812. ISSN 1414-9893.

Este trabalho versa sobre os modos de trabalho de psicólogos no contexto dos CAPS. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas com 10 psicólogos da rede de saúde de Natal, RN. Os focos da investigação estiveram voltados para o conhecimento sobre reforma psiquiátrica e o modo como os profissionais se percebem enquanto trabalhadores do campo. Especificamente, buscou-se conhecer como os psicólogos têm se inserido nesse campo de luta e como têm desenvolvido seu trabalho cotidiano. Discutem-se as relações entre esses aspectos e a construção dos atos de cuidados desenvolvidos cotidianamente nos serviços bem como as possibilidades de mobilizá-los para efetivação da reforma psiquiátrica na perspectiva de desinstitucionalização da loucura.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Saúde mental; Psicologia; Modos de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )