SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Psicologia e modos de trabalho no contexto da reforma psiquiátricaGrupos de idosos: atuação da psicogerontologia no enfoque preventivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BOING, Elisangela; CREPALDI, Maria Aparecida  e  MORE, Carmen L. O. O.. A epistemologia sistêmica como substrato à atuação do psicólogo na atenção básica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 813-845. ISSN 1414-9893.

Este artigo discute a inserção e a atuação do psicólogo na atenção básica à Saúde a partir de revisão de literatura e, sobretudo, das reflexões sobre as experiências práticas das próprias autoras. A revisão bibliográfica, método primordial de acesso à literatura, teve como fonte de informação as bases de dados: BVS, Portal da Capes, SciELO, LILACS e Medline, por meio de diversas combinações de descritores. Através de uma contextualização das políticas públicas de saúde e do panorama atual de atuação do psicólogo na atenção básica, reúnem-se subsídios para discutir possibilidades de atuação que respondam efetivamente às demandas da saúde coletiva. Propõe-se um modelo de atuação que tenha por base os pressupostos epistemológicos do pensamento sistêmico por entender que os mesmos permitem ao profissional compreender a complexidade do processo saúde-doença e refletir sobre a teoria adotada e sobre sua atuação, flexibilizando e contextualizando sua prática. Além disso, reconhecida a complexidade do processo saúde-doença, o profissional passa a perceber a necessidade da atuação interdisciplinar para efetivamente construir uma atenção integral à saúde, em conformidade, portanto, com os princípios fundamentais do SUS.

Palavras-chave : Psicólogo; Atenção primária; Saúde pública; Epistemologia sistêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )