SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4A epistemologia sistêmica como substrato à atuação do psicólogo na atenção básicaA Psicologia na área rural: os assentamentos da reforma agrária e as mulheres assentadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MORAIS, Olga Nazaré Pantoja de. Grupos de idosos: atuação da psicogerontologia no enfoque preventivo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 846-855. ISSN 1414-9893.

Este artigo descreve estratégias de enfrentamento saudável do processo de envelhecimento através da intervenção grupal do setor de psicologia de um centro de referência à saúde do idoso. São discutidos os aspectos psicológicos envolvidos no envelhecimento, as limitações e dificuldades dessa fase bem como as possibilidades saudáveis de enfrentamento desse processo. A atuação com grupos é uma importante contribuição na formação de uma rede de suporte psicossocial. Os grupos desenvolvidos foram: Cuidando do Cuidador, que proporcionou momentos de reflexão sobre o “cuidar” a familiares e/ou idosos que exercem a função de cuidadores; o grupo Exercitando o Corpo e a Mente, que estimulou os idosos à descoberta de práticas corporais e estímulos mentais saudáveis em seu cotidiano, e Cuidando da Saúde com Alegria, que visou à conscientização do autocuidado nos idosos participantes, através da descoberta de atividades prazerosas em seu dia a dia. Os resultados alcançados mostraram que os idosos atendidos nesses grupos passaram a perceber a necessidade de responsabilizarem-se pela própria saúde como prioridade em suas vidas. A intervenção do psicólogo como agente facilitador do processo grupal mostrou relevante importância no atendimento com idosos, visto sua notável contribuição na aquisição e/ou manutenção de uma velhice saudável.

Palavras-chave : Processo de envelhecimento; Grupo; Velhice saudável; Prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )