SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4A Psicologia na área rural: os assentamentos da reforma agrária e as mulheres assentadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GIULIANO, Renata Carolina; SILVA, Luciana Marcia dos Santos  e  OROZIMBO, Nataly Manhães. Reflexões sobre o “brincar” no trabalho terapêutico com pacientes oncológicos adultos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.4, pp. 868-879. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o brincar no trabalho terapêutico com pacientes oncológicos adultos, a partir do relato da experiência clínica vivenciada no estágio realizado por uma das autoras. Um breve levantamento bibliográfico foi realizado, visando a compreender a atuação do psicólogo no hospital, seus alcances e limites, a relação com a equipe multiprofissional e o uso de técnicas lúdicas. Dentre as atividades realizadas, destacamos um projeto lúdico que busca, por meio do uso de histórias e de brinquedos, permitir aos pacientes um resgate da sua individualidade, descontextualizando momentaneamente a doença. A reflexão também considerou o adoecer e o câncer assim como o processo de hospitalização e suas conseqüências na vida do paciente. Concluímos que o brincar é uma técnica que contribui para o enfrentamento da doença em pacientes adultos, possibilitando que este ressignifique o seu adoecer e viva esse momento de maneira menos sofrida. Dessa forma, acreditamos que o psicólogo, atuando em projetos psicossociais como o citado, pode atingir seu objetivo de minimizar o sofrimento do paciente.

Palavras-chave : Brincar; Câncer; Psicólogo; Ressignificação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )