SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1La vinculación afectiva para niños institucionalizados a la espera de adopciónEl momento de bromear en el acto de contar historias: una modalidad diagnóstica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

POLLI, Gislei Mocelin; THIELENE, Iara Picchioni; HARTMANN, Ricardo Carlos  y  SOARES, Diogo Picchioni. Excesso de velocidade no trânsito: análise sob a perspectiva da moralida. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 85-97. ISSN 1414-9893.

Este trabalho focaliza o desenvolvimento moral como um dos fatores relacionados ao comportamento inadequado no trânsito. O objetivo foi estudar a relação entre o nível de desenvolvimento moral e o comportamento infrator dos motoristas, partindo da hipótese que a infração estaria relacionada com os primeiros estágios de desenvolvimento moral propostos por Kohlberg. Para esta pesquisa, foram analisadas entrevistas qualitativas com 20 motoristas com mais de nove multas por excesso de velocidade, das quais 49 respostas foram selecionadas, já que as demais não possibilitavam análise do nível de desenvolvimento moral. O estudo permitiu verificar que o estágio 1 de desenvolvimento moral predomina em 75,51% das respostas dos motoristas infratores entrevistados. A característica principal desse estágio é a preocupação com a punição, expressa na resposta “eu não sabia que ali tinha radar”. Essa resposta indica que, se não houvesse fiscalização e, em consequência, punição, não haveria motivo para não infringir a lei. Este estudo indica limitações na aplicação da teoria de desenvolvimento moral baseada nas justificativas, pois estas se aplicam a ações infratoras ou não. Além disso, o estudo não focalizou dilemas e privilegiou a análise das respostas, portanto, o estágio 1 foi característico de respostas, e não de sujeitos.

Palabras clave : Acidentes de trânsito; Assunção de riscos; Veículos automotores; Desenvolvimento moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )