SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Speeding: analysis under morality perspectiveThe work of psychologists in non-governmental organizations in the Educational field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CONTI, Fábio Donini  and  SOUZA, Audrey Setton Lopes de. O momento de brincar no ato de contar histórias: uma modalidade diagnóstica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 98-113. ISSN 1414-9893.

O objetivo do presente artigo consistiu em conceber o brincar - entendido ao longo do texto como o modo de se relacionar com a atmosfera da fantasia - enquanto recurso diagnóstico quando se utilizam instrumentos projetivos que propiciem contar histórias. Além disso, o brincar supera a esfera do infantil e atinge o âmbito do adulto, sendo encarado como fenômeno psíquico inerente à condição humana. Partindo desse pressuposto e tentando mostrar como o brincar pode ser revelador do funcionamento intrapsíquico, foram apresentados, ao longo do estudo, alguns recortes de histórias relatadas em técnicas projetivas, como, por exemplo, o TAT, o procedimento de desenhos-histórias e o Teste das Fábulas. Dessa maneira, os discursos que indicam a presença do simbólico e os discursos que indicam a ausência da representaçãopalavra (concretude) constituem os dois eixos passíveis de se compreender a relação da díade ego/fantasia e de se escutar o inconsciente quando este se põe a “falar” por meio dessa brincadeira.

Keywords : Brincar; contar histórias; Desejo; Diagnóstico psicológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )