SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1El trabajo de los psicólogos en organizaciones no gubernamentales en EducaciónInteraccionismo simbólico: orígenes, supuestos y contribuciones a los estudios en Psicología Social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

LUCCIO, Flavia Di  y  NICOLACIDA-COSTA, Ana Maria. Blogs: de diários pessoais a comunidades virtuais de escritores/leitores. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 132-145. ISSN 1414-9893.

Novos suportes de textos geram novas formas de escrever e ler. Ao longo da História, três grandes revoluções textuais foram produzidas pelas invenções do códice, da imprensa e da rede internacional de computadores. Nesse último caso, o suporte textual passou a ser a tela do computador, que, conectada às telas de outros computadores, incorporou várias características da escrita on-line, inclusive sua interatividade. Esse espaço textual interconectado pode ser subdividido em inúmeros outros. Um deles é o dos blogs. Inicialmente dedicados predominantemente ao diarismo, seu uso foi se diversificando e dando lugar a outros tipos de blog (jornalísticos, humorísticos, literários, etc). Para investigar como escritores e leitores estão usando esse novo espaço textual e seus recursos, foram realizadas entrevistas abertas com escritores de blogs brasileiros. A análise de seus depoimentos revelou que, ao mesmo tempo em que escrevem seus blogs, todos leem regularmente outros blogs e interagem com os autores destes. como resultado, é formada uma comunidade de escritores/leitores de blogs com grande potencial de integração, contestação e formação de opinião pública.

Palabras clave : Blogs; Comunidades virtuais; Escritores; Leitores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )