SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Interacionismo simbólico: origens, pressupostos e contribuições aos estudos em Psicologia SocialAnálise de teses e dissertações em avaliação psicológica disponíveis na BVS-PSI Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BAKOS, Daniela Schneider; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  e  BERTAGNOLLI, Ana Cristina. A tomada de decisão em adultos jovens e em adultos idosos: um estudo comparativo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 162-173. ISSN 1414-9893.

O presente estudo comparou adultos jovens e adultos idosos em seu desempenho na IGT. A amostra foi constituída por de 72 indivíduos, distribuídos em dois grupos etários: 36 adultos jovens (M = 29,86, DP = 4,63) e 36 adultos idosos (M = 66,89, DP = 5,19). Não houve diferença entre os grupos quanto às escolhas de cartas (p= 0,60), considerando o escore com base no cálculo (mental). Observaram-se, contudo, diferenças significativas no processo de aprendizagem (p = 0,026). considerando o escore com base na frequência (punição), não foram observadas diferenças significativas nas escolhas das cartas (p = 0,48) bem como no processo de aprendizagem (p = 0,076). Os resultados corroboram estudos anteriores, que minimizam a influência da idade na IGT. Sugerese que a forma de analisar os escores pode estar influenciando o entendimento do comportamento de escolha, juntamente a aspectos referentes à constituição da amostra.

Palavras-chave : Tomada de decisão; Envelhecimento; Processo de aprendizagem; Comportamento de escolha.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )