SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1La toma de decisión en adultos jóvenes y en adultos mayores: un estudio comparativoNiñas de moral: experiencias socioeducativas en un barrio popular de Recife índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; BERBERIAN, Arthur de Almeida; ANDRADE, Regina Gioconda de  y  TEIXEIRA, Tatiana Cristina. Análise de teses e dissertações em avaliação psicológica disponíveis na BVS-PSI Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 174-187. ISSN 1414-9893.

O presente estudo objetivou verificar a produção científica de teses e dissertações em avaliação psicológica no Brasil, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil (Bvs-Psi Brasil). Foram analisados 141 resumos de teses e dissertações em avaliação psicológica referentes a estudos que tinham avaliação psicológica, psicometria, validade, precisão e testes psicológicos como palavras-chave. Os resultados revelaram que 54,6% dos resumos eram de dissertações de mestrado, 43,3%, de teses de doutorado, e 2,1% eram de teses de pós-doutorado. Destes, 19,15% foram defendidos em Universidades estabelecidas na Região Sul do País, 80,14%, no Sudeste, e 0,71%, no Nordeste. Pode-se constatar que maior concentração da produção científica de avaliação psicológica fica na Região Sudeste. Verificou-se que 60,3% tinham por objetivo buscar parâmetros psicométricos, e 27,7% tinham a finalidade de utilizar os testes para validar protocolos de intervenção, descrever habilidades específicas e estudar relações entre variáveis, e constituem a maioria dos estudos transversais. Os construtos mais estudados são a personalidade e a inteligência, e as áreas de aplicação em que se utiliza mais avaliação psicológica são a clínica e a escolar, de acordo com os resultados do presente estudo.

Palabras clave : Metaciência; Testes psicológicos; Produção científica; Avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )