SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Psychology and profession: professional neurosis and the performance of the organizational psychologist in relation to the matter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SILVA, Joelma Oliveira da  and  RISTUM, Marilena. A violência escolar no contexto de privação de liberdade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 232-247. ISSN 1414-9893.

A violência no contexto escolar é um fenômeno que apresenta um forte incremento, atraindo crescentemente a atenção dos pesquisadores da área. Entretanto, as escolas instaladas nas unidades de privação de liberdade não têm merecido o mesmo interesse, apesar de sua reconhecida importância no direcionamento dos seus alunos, especialmente quando são adolescentes, para formas não delituosas de viver. Este artigo focaliza a violência dirigida ao professor por seus alunos adolescentes, em sala de aula, no contexto de unidades de privação de liberdade. A pesquisa objetivou compreender a percepção dos professores acerca do fenômeno, discutindo as especificidades das relações de ensino-aprendizagem, marcadas pelas características de uma escola inserida no sistema socioeducativo. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas, que permitiu constatar que, para os professores, as manifestações de violência se dão, em grande parte, de formas sutis, e são percebidas como capazes de afetar diretamente a atuação dos mesmos em sala de aula.

Keywords : Violência escolar; Interação professor-aluno; Privação de liberdade; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )