SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A divisão de tarefas domésticas entre homens e mulheres no cotidiano do casamento*Uma questão para a educacão inclusiva: expor-se ou resguardar-se? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MAZER, Sheila Maria  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Identidade profissional do Psicólogo: uma revisão da produção científica no Brasil. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 276-295. ISSN 1414-9893.

Este estudo, do tipo estado da arte, objetiva analisar a produção científica brasileira sobre o tema identidade profissional do psicólogo. Foram analisadas publicações científicas cujo corpo do trabalho continha as palavras-chave: identidade, profissional e psicólogo. Entre 1991 e 2008, foram selecionados 15 artigos publicados em periódicos, 4 dissertações de mestrado, 3 capítulos de livros, 3 resumos publicados em anais de evento científico e 2 teses de doutorado. As publicações foram sistematizadas e classificadas em duas categorias: (1) construção da identidade profissional do psicólogo, com três subcategorias - a escolha da Psicologia como profissão, a formação acadêmica e o exercício da profissão -, e (2) mudanças nos paradigmas no exercício da profissão. Os resultados mostram que a identidade do psicólogo é considerada produto de um conjunto integrado de fatores pessoais e profissionais que influenciam no desenvolvimento da carreira. Além disso, estudos enfatizam a necessidade de mudanças no exercício da profissão, dos paradigmas tradicionais centrados no indivíduo para os ancorados em perspectivas mais sociais, em consonância com a realidade brasileira.

Palavras-chave : Identidade profissional; Psicólogos; Carreira; Formação acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )