SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2As configurações subjetivas do câncer: um estudo de casos em uma perspectiva construtivo-interpretativaA psicologia escolar e a educação inclusiva: Uma leitura crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MELO, Eugênia Marques de Oliveira; ARRUDA, Débora Pinho; ALENCAR, Helenira Fonseca de  e  COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. O dito e o não dito na educação sexual: uma produção discursiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 346-361. ISSN 1414-9893.

Este artigo advém de uma pesquisa na qual investigamos como o discurso sobre a sexualidade é produzido nas escolas religiosas e laicas na contemporaneidade na cidade de Fortaleza. Tendo em vista possíveis influências religiosas e políticas sobre os discursos produzidos nessas escolas acerca do tema educação sexual, objetivamos investigar as possíveis diferenças entre elas bem como o dispositivo de podersaber- prazer existente nos discursos analisados. Para isso, utilizamos uma perspectiva foucaultiana, que enfatiza as produções discursivas, investigando as relações de poder que perpassam seus enunciados e seu poder de disciplinamento social. A pesquisa foi realizada em quatro escolas de Fortaleza: duas laicas (uma pública e uma particular) e duas religiosas, uma protestante e outra católica. Entrevistamos três diretores e quatro coordenadores pedagógicos do ensino fundamental II, buscando incitar as produções discursivas presentes no contexto educacional acerca da concepção da educação sexual. Utilizamos o método qualitativo baseado no construcionismo social, com mapas de associação de ideias a partir dos quais elaboramos categorias analíticas e realizamos análises da produção dos sentidos. Percebemos diferenças nos discursos acerca da educação sexual entre as escolas religiosas e laicas e semelhança entre as escolas religiosas em relação à forma como o corpo é abordado.

Palavras-chave : Análise do discurso; Educação sexual; Escolas de primeiro grau; Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )