SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Juventud, trabajo y proyectos de vida: nadie puede quedarse paradoEl uso de la estrategia de pedir ayuda en los estudiantes de la escuela primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

FERREIRA NETO, João Leite. A atuação do psicólogo no SUS: análise de alguns impasses. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 390-403. ISSN 1414-9893.

Este estudo discute alguns impasses atuais vividos pelo psicólogo no Sistema Único de Saúde - SUS. Sua hipótese é de que eles foram produzidos por dois fatores: (1) a porta de entrada dos psicólogos no SUS associada à reforma psiquiátrica; (2) o modelo prevalente de formação nos cursos de graduação que privilegiam a clínica privada. Esses fatores geraram ações profissionais que tendiam a reforçar um modelo de identidade profissional clássico centrado no atendimento individual, em detrimento de uma atuação mais inventiva no campo da saúde. Foi realizada uma discussão a partir da literatura que aborda essas questões. A apresentação de elementos da história do programa de saúde mental em Belo Horizonte serviu como campo particularizado de ilustração e de contraposição a alguns tópicos encontrados na revisão bibliográfica. O artigo realça a importância da ampliação da ação dos psicólogos nas equipes de saúde mental para além da clínica, sem, entretanto, desprezar sua relevância, e salienta a parceria com o Programa de Saúde da Família nesse processo.

Palabras clave : Saúde mental; SUS; Formação do psicólogo; Saúde da família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )