SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Juventude, trabalho e projetos de vida: ninguém pode ficar paradoA estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FERREIRA NETO, João Leite. A atuação do psicólogo no SUS: análise de alguns impasses. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 390-403. ISSN 1414-9893.

Este estudo discute alguns impasses atuais vividos pelo psicólogo no Sistema Único de Saúde - SUS. Sua hipótese é de que eles foram produzidos por dois fatores: (1) a porta de entrada dos psicólogos no SUS associada à reforma psiquiátrica; (2) o modelo prevalente de formação nos cursos de graduação que privilegiam a clínica privada. Esses fatores geraram ações profissionais que tendiam a reforçar um modelo de identidade profissional clássico centrado no atendimento individual, em detrimento de uma atuação mais inventiva no campo da saúde. Foi realizada uma discussão a partir da literatura que aborda essas questões. A apresentação de elementos da história do programa de saúde mental em Belo Horizonte serviu como campo particularizado de ilustração e de contraposição a alguns tópicos encontrados na revisão bibliográfica. O artigo realça a importância da ampliação da ação dos psicólogos nas equipes de saúde mental para além da clínica, sem, entretanto, desprezar sua relevância, e salienta a parceria com o Programa de Saúde da Família nesse processo.

Palavras-chave : Saúde mental; SUS; Formação do psicólogo; Saúde da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )