SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A atuação do psicólogo no SUS: análise de alguns impassesAtividade reflexiva com mulheres que sofreram violência doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SERAFIM, Tania Maria  e  BORUCHOVITCH, Evely. A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 404-417. ISSN 1414-9893.

O presente estudo objetivou verificar a relação entre a estratégia de pedir ajuda e as variáveis série escolar e gênero. Participaram da pesquisa 159 estudantes de ambos os sexos, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação da Estratégia de Pedir Ajuda no Contexto Escolar, e foram analisados quantitativamente. Os resultados indicam que a variável série escolar parece estar relacionada ao uso do pedir ajuda. Estudantes da 2ª série, diferentemente dos da 3ª e 4ª séries, relataram não utilizar muito essa estratégia. Em relação ao gênero, parece que a diferença, no que diz respeito ao uso do pedir ajuda, se mostra pequena. Os dados são discutidos em termos da possibilidade de o professor favorecer o uso da estratégia de pedir ajuda no contexto de sala de aula bem como da importância dessa estratégia para a promoção da aprendizagem autorregulada.

Palavras-chave : Psicologia cognitiva; Ajuda; Aprendizagem; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )