SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A estratégia de pedir ajuda em estudantes do ensino fundamentalElaborando uma cartilha sobre as ambiguidades da violência conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RAMOS, Maria Eduarda  e  OLTRAMARI, Leandro Castro. Atividade reflexiva com mulheres que sofreram violência doméstica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 418-427. ISSN 1414-9893.

Este trabalho está baseado em uma atividade reflexiva de grupo com mulheres que sofreram violência doméstica. Esse grupo teve como objetivos: promover discussões que propiciassem a reflexão das mulheres sobre novas formas de enfrentamento das situações de violência ou das consequências desta e formar uma rede social de apoio às mulheres e oportunizar vivências de interação entre as participantes para gerar aprendizagem, desenvolvendo mudanças na sua realidade social. Para isso, foram utilizadas reflexões de ensino-aprendizagem baseadas nas teorias de Paulo Freire, nas quais todos(as) ensinam e aprendem. O grupo proporcionou a aprendizagem de novas formas de agir e pensar por meio da interação entre suas participantes. As mudanças foram percebidas através dos relatos sobre a forma pela qual conseguiam buscar seus direitos de igualdade de gênero, ou ainda, como estavam agindo, não se submetendo às agressões físicas e psicológicas de seus companheiros, repensando suas atitudes em relação a eles. Identificou-se, por meio deste trabalho, que, quanto mais agentes multiplicadores se mobilizarem para fazer algo, mais se promove uma sociedade que reflita sobre os papéis estabelecidos para mulheres e homens, sobre a desigualdade de gênero, os direitos humanos e a violência doméstica.

Palavras-chave : Violência contra mulheres; Violência na família; Grupos de apoio; Ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )