SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Atividade reflexiva com mulheres que sofreram violência doméstica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LENZ-DE-OLIVEIRA, Kátia et al. Elaborando uma cartilha sobre as ambiguidades da violência conjugal. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp. 428-439. ISSN 1414-9893.

O texto é um relato de experiência em um projeto de extensão universitária que elaborou e testou junto a grupos comunitários uma cartilha sobre violência conjugal direcionada tanto a mulheres quanto a homens, tendo como proposta construir uma comunicação que explicitasse e avaliasse os diferentes sentimentos e crenças relacionados ao tema, e ainda que respeitasse as possibilidades e os desejos de cada leitor. A abordagem de intervenção comunitária foi ancorada no construcionismo social. O tema da violência conjugal foi apresentado na cartilha tendo por base um esforço para articular as contribuições advindas tanto dos movimentos feministas como de outros estudiosos, mantendo a politização do tema. O processo de produção da cartilha é relatado buscando refletir sobre as dificuldades e as mudanças vivenciadas diante dos textos sobre o tema, dos testes do primeiro esboço junto a grupos comunitários, dos consultores e de feministas, de forma a apontar o fato de nossa atenção ter se concentrado em quatro categorias de análise do problema: dominação masculina, diversidade, amor romântico e ambigüidades, sendo a última a que nos pareceu ser mais amplamente debatida e apreendida por qualquer vertente de discussão diante do tema, embora todas sejam imprescindíveis. Por fim, apontamos nossa avaliação sobre os limites e os potenciais da última versão da cartilha.

Palavras-chave : Violência na família; Conflito conjugal; Gênero; Educação e igualdade; Construcionismo social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )