SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Ecologia e juízo moral: vozes de líderes ambientais em Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RIBEIRO, Karla Carolina Silveira; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  e  NASCIMENTO, Emily da Silva. Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 448-463. ISSN 1414-9893.

Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão de adolescentes do ensino médio, em uma escola de João Pessoa-PB. Participaram do estudo 276 adolescentes, de ambos os sexos e faixa etária entre 14 e 17 anos. Os instrumentos usados na pesquisa foram: o Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a técnica projetiva do desenho-história com tema. Os resultados indicaram que a depressão está associada a quatro aspectos: psicoafetivos, com as subcategorias depressão como sinônimo de tristeza e desilusão amorosa; psicossocial, com a subcategoria dificuldade de relacionamento social, e idéias mórbidas, com a subcategoria ideia de morte e/ou ideação suicida. Essas associações são resultado tanto das vivências dos adolescentes como das informações e representações vinculadas ao seu grupo de pertença, apontando a necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino.

Palavras-chave : Depressão; Adolescência; Representação social; Desenho-história com tema.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License