SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3A confusão de línguas e os desafios da psicanálise de grupo em instituiçãoTrabalho e escola: é possível conciliar? A perspectiva de jovens aprendizes baianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SOUZA, Luiz Gustavo Silva; QUEIROZ, Sávio Silveira de  e  MENANDRO, Maria Cristina Smith. E quando os estudantes pedem mais disciplina?: Estudo de caso e reflexões sobre autonomia e vida escolar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.3 ISSN 1414-9893.

O objetivo deste artigo é discutir o papel social da escola sob o ângulo da experiência estudantil e das relações que os alunos estabelecem com as regras. Relatamos um estudo de caso feito a partir de entrevistas com duas alunas ingressantes no ensino médio. Em seu discurso, as alunas criticaram o funcionamento da escola e demandaram mais disciplina e regras mais rigorosas. Em nossa análise, refletimos sobre a construção histórica da escola como instrumento disciplinar. Em seguida, analisamos os sentidos conferidos pelas alunas às experiências escolares, à família, à adolescência, às regras e ao futuro profissional. Discutimos o pedido por mais disciplina feito pelas alunas, tendo em vista, além do contexto sociohistórico, o conjunto de suas práticas, vivências e sentidos subjetivos. Afirmamos que, para construir uma escola capaz de promover autonomia, os educadores precisam considerar esses sentidos subjetivos, e as práticas escolares devem contemplar análises da existência psicossocial. Para concluir, afirmamos que a escola deve sustentar seu lugar de autoridade e referência para os jovens e, ao mesmo tempo, abrir-se para a compreensão e para a incorporação da alteridade.

Palavras-chave : Adolescentes; Ensino médio; Disciplina; Desenvolvimento moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License