SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Prejuicio y discriminación: los fundamentos de la violencia contra la mujerLa formación del alumno en la graduación en Psicología por la Pedagogía de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

RUEDA, Fabián Javier Marín  y  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Capacidade atencional: há decréscimo como passar da idade?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.3 ISSN 1414-9893.

O objetivo do estudo foi procurar evidência de validade baseada na variável idade para o Teste de Atenção Alternada - TEALT. Para isso, foi verificado se a capacidade de alternar a atenção diminuiria com o passar da idade. Participaram 798 indivíduos, dos Estados da Bahia e de Sergipe, sendo 442 (55,4%) da Bahia e 356 (44,6%) de Sergipe, do sexo masculino e feminino, e com idades variando entre 18 e 72 anos (M=26,56, DP=8,30). Em Sergipe, os participantes foram estudantes universitários de diferentes cursos, e, na Bahia, foram pessoas que passaram pela avaliação psicológica para a obtenção da carteira de motorista. O TEALT foi aplicado coletivamente no Estado de Sergipe, e de forma individual na Bahia. Os resultados evidenciaram correlação negativa e significativa entre a pontuação do TEALT e a idade, sendo formadas três faixas etárias que se diferenciaram no desempenho no teste. Dessa forma, concluiu-se por evidência de validade para o TEALT em função da idade, sendo que o seu aumento correspondeu a uma diminuição da capacidade de atenção alternada.

Palabras clave : Testes de atenção; Atenção alternada; Psicometria; Validade do teste.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License