SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulherA formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RUEDA, Fabián Javier Marín  e  CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Capacidade atencional: há decréscimo como passar da idade?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.3 ISSN 1414-9893.

O objetivo do estudo foi procurar evidência de validade baseada na variável idade para o Teste de Atenção Alternada - TEALT. Para isso, foi verificado se a capacidade de alternar a atenção diminuiria com o passar da idade. Participaram 798 indivíduos, dos Estados da Bahia e de Sergipe, sendo 442 (55,4%) da Bahia e 356 (44,6%) de Sergipe, do sexo masculino e feminino, e com idades variando entre 18 e 72 anos (M=26,56, DP=8,30). Em Sergipe, os participantes foram estudantes universitários de diferentes cursos, e, na Bahia, foram pessoas que passaram pela avaliação psicológica para a obtenção da carteira de motorista. O TEALT foi aplicado coletivamente no Estado de Sergipe, e de forma individual na Bahia. Os resultados evidenciaram correlação negativa e significativa entre a pontuação do TEALT e a idade, sendo formadas três faixas etárias que se diferenciaram no desempenho no teste. Dessa forma, concluiu-se por evidência de validade para o TEALT em função da idade, sendo que o seu aumento correspondeu a uma diminuição da capacidade de atenção alternada.

Palavras-chave : Testes de atenção; Atenção alternada; Psicometria; Validade do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License