SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3O Psicólogo na atenção básica:: uma incursão pelas políticas públicas de saúde Brasileiras1Tramas do cotidiano:: a Psicodinâmica do trabalho em um Conselho Tutelar1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GRANA, Leila  e  BASTOS, André G.. Vulnerabilidade social:: o psicodiagnóstico como m étodo de mapeamento de doenças mentais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 650-661. ISSN 1414-9893.

O presente estudo demonstra a experiência de trabalho em um Centro de Referência de Assistência Social do interior do Rio Grande do Sul. Foi realizado um mapeamento de doenças mentais na população em vulnerabilidade social, através do processo de psicodiagnóstico, em caráter de estudo-piloto. Foram escolhidos três sujeitos como amostragem: uma mulher, uma adolescente e um menino. Foram analisados os fatores psicossociais, e os resultados revelaram que essa população está mais sujeita ao desenvolvimento de psicopatologias. O estudo demonstrou que a inserção do psicodiagnóstico pode contribuir como instrumento de diagnóstico da população. É necessário que haja interesse por parte das políticas públicas em ofertar os serviços de saúde à população para trabalhar com os fatores de risco socioemocionais de maneira satisfatória.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; Psicodiagnóstico; Distúrbios mentais; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License