SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Coletivos de trabalho, inserção e formação: o caso dos juízes do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ZERBINI, Thaís  e  ABBAD, Gardênia. Construção e validação de uma escala de transferência de treinamento. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 684-697. ISSN 1414-9893.

O artigo objetiva descrever o processo de construção e validação de um instrumento de transferência de treinamento. A coleta de dados foi realizada ao final do curso-alvo por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento estão associados a uma escala que mede a frequência com que os participantes utilizaram os comportamentos descritos nos objetivos instrucionais após o término do curso em seu ambiente de trabalho. Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais e de consistência interna. A estrutura unifatorial obtida apresentou 24 itens (α=0,96). A estrutura bidimensional obtida é composta pelos fatores planejamento estratégico do negócio (17 itens, α=0,94) e planejamento financeiro do negócio (7 itens, α=0,95). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.

Palavras-chave : Avaliação de curso; Capacitação em serviço; Treinamento; Ambiente de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )