SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Construção e validação de uma escala de transferência de treinamentoEstresse e fatores psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MACHADO, Genilza Evaristo; SILVA ARAUJO, Anísio José da; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César  e  ATHAYDE, Milton Raimundo Cidreira de. Coletivos de trabalho, inserção e formação: o caso dos juízes do trabalho. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 698-711. ISSN 1414-9893.

O artigo propõe-se a refletir sobre os processos de inserção profissional e formação continuada de juízes do trabalho de um Tribunal localizado na Região Norte do Brasil, colocando em destaque, a partir da contribuição de algumas abordagens clínicas do trabalho, a função que os coletivos de trabalho podem desempenhar nesses processos. O artigo baseia-se em pesquisa qualitativa, da qual participaram treze juízes, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, examinadas pela técnica da análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciam que a inserção na magistratura é marcada por dúvidas, receios, medos e inseguranças, e que sua formação continuada se vê prejudicada pelo aumento do volume de tarefas que consomem a jornada de trabalho, avançando em uma faixa do tempo extratrabalho. Tais dificuldades são enfrentadas na solidão ou, quando muito, com o apoio de um círculo muito restrito de pares. Sugere-se que as dificuldades seriam mais bem geridas caso os coletivos de trabalho se mostrassem mais receptivos.

Palavras-chave : Psicologia organizacional; Trabalho; Formação profissional; Redes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )