SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4When the frame matters:: message framing effect on decision makingThe first Latin American Conference on Training In Psychology (1974):: The Latin-American model and its historical significanc author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MARTINELLI, Selma de Cássia  and  GRECCI SASSI, Adriana de. Relações entre autoeficácia e motivação acadêmica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 780-791. ISSN 1414-9893.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre a motivação e as crenças de autoeficácia em estudantes do ensino fundamental. Participaram deste estudo 141 crianças entre 8 a 11 anos de idade, alunos de 2a, 3ª e 4a séries, de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Os estudantes responderam a uma escala de motivação contendo 20 questões e três alternativas de respostas: sempre, às vezes e nunca, e a uma escala de autoeficácia acadêmica que também é composta de 20 questões dispostas em uma escala likert de 04 pontos que variam de muito capaz a nada capaz. A aplicação dos instrumentos ocorreu de forma coletiva, realizada nas salas de aulas dos alunos e somente com aqueles cujos pais haviam autorizado. Os resultados revelam uma correlação positiva e significativa entre a autoeficácia para o estudo, a autoeficácia geral e a motivação intrínseca. Também foi encontrada uma correlação negativa e significativa entre autoeficácia para o estudo e motivação extrínseca. A análise dos dados revelou ainda que houve diferenças estatisticamente significativas em relação à motivação intrínseca apenas entre o grupo com maior percepção de autoeficácia e o de menor percepção. A análise dessas diferenças revela que o grupo com melhor percepção de autoeficácia também obteve pontuação mais alta na escala de motivação intrínseca.

Keywords : Motivação de estudantes; Autoeficácia; Autorregulação; Teoria sociocognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )