SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Relações entre autoeficácia e motivação acadêmicaDebates entre pais e mães divorciados: um trabalho com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

GALLEGOS, Miguel. A primeira Conferência Latino- Americano sobre formação em Psicologia (1974):: o modelo Latino-Americano e seu significado histórico. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 792-809. ISSN 1414-9893.

Em 1974, organizou-se a Primeira Conferência Latino-Americana sobre Formação em Psicologia em Bogotá (Colombia). A partir dessa conferência, foi realizarada uma série de recomendações sobre a formação acadêmica e profissional em Psicologia que, ao longo do tempo, teve um enorme impacto nas diretrizes curriculares dos programas de formação de psicólogos em diversos países da América Latina. O objetivo do presente trabalho é destacar a importância histórica do que foi denominado modelo de Bogotá ou modelo latino-americano para a formação acadêmica e profissional em Psicologia. Para tanto, foram consultadas fontes documentais primárias. Também se apresenta um breve fragmento de uma entrevista com Rubén Ardila, à época o organizador da Primeira Conferência Latino-Americana sobre Formação em Psicologia de Bogotá. Com base na revisão da literatura, considera-se que o modelo latino-americano de formação em Psicologia ainda é válido. Finalmente, são propostas diretrizes de trabalho para o futuro na área da formação em Psicologia.

Palavras-chave : Modelo latino-americano; Psicologia; Formação do psicólogo; Conferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )