SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4A primeira Conferência Latino- Americano sobre formação em Psicologia (1974):: o modelo Latino-Americano e seu significado históricoTransgressões e adolescência:: individualismo, autonomia e representações identitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BRITO, Leila Maria Torraca de; CARDOSO, Andréia Ribeiro  e  OLIVEIRA, Juliane Dominoni Gomes de. Debates entre pais e mães divorciados: um trabalho com grupos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 810-823. ISSN 1414-9893.

O artigo apresenta dados coletados em pesquisa participativa realizada por meio de grupos de reflexão com pais e mães separados. A investigação teve como objetivo avaliar dificuldades quanto ao exercício da parentalidade após a separação conjugal bem como a possibilidade do uso de grupos de reflexão em tais situações. Destacam-se, no artigo, vivências e queixas de pais e de mães que participaram de cada um dos dois grupos organizados no que diz respeito ao convívio com os filhos após a dissolução conjugal. Conclui-se que a divisão tradicional entre guardiães e visitantes acarreta dificuldades próprias a cada uma das categorias, o que pode ser bem compreendido quando os pais se reúnem para o debate sobre o tema.

Palavras-chave : Divórcio; Relações pais-filhos; Pesquisa participativa; Psicologia forense.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )