SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Transgressões e adolescência:: individualismo, autonomia e representações identitáriasEncontros e desencontros entre Psicologia e Política:: formando, deformando e transformando profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FREIRE, Francisca Marina de Souza  e  PICHELLI, Ana Alayde Werba Saldanha. Princípios norteadores da prática psicológica na atencão básica:: em busca daintegralidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 840-853. ISSN 1414-9893.

A interdisciplinaridade é uma das principais estratégias empregadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o oferecimento de serviços no setor público, especialmente os que envolvem os cuidados primários; nesse quadro, encontra-se a Psicologia. Este estudo busca verificar quais princípios servem de norte à prática dos psicólogos de João Pessoa, PB nos serviços de Atenção Básica à Saúde. Participaram 17 psicólogos, a maioria do sexo feminino, com idade que variava entre 23 e 58 anos (M=44; DP=11,8). Dos princípios norteadores à prática desses profissionais, levantados por meio de um questionário sociolaboral, emergiram três categorias temáticas: 1) os princípios e diretrizes do SUS, 2) os valores pessoais e 3) a concepção de saúde. Ademais, como condições influenciadoras, obtiveram destaque as questões referentes às experiências pessoais e profissionais anteriores. Diante disso, pôde-se verificar uma deficiência no conhecimento dos psicólogos diante das políticas públicas, em especial, no que tange ao SUS, o que demanda não só urgentes transformações em sua formação acadêmica mas também em seu envolvimento político frente às questões sociais e aos usuários.

Palavras-chave : Atuação do psicólogo; Integralidade; Atenção primária de saúde; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )