SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Princípios norteadores da prática psicológica na atencão básica:: em busca daintegralidadeIntervenção grupal em pacientes com obesidade e seus familiares:: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

REIS, Carolina dos  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Encontros e desencontros entre Psicologia e Política:: formando, deformando e transformando profissionais de saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 854-867. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão sobre a dicotomização entre Psicologia e política na formação e nas práticas desses campos de saber. Essa reflexão se desenvolve a partir da experiência de estágio curricular em Psicologia realizado junto ao Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Através de atividades realizadas, principalmente das ações do Controle Social, no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, discutimos a construção e o ensino do conhecimento da Psicologia fundamentado no pensamento foucaultiano sobre saber, relações de poder e discurso para visualizarmos a impossibilidade de a formação e de as práticas em Psicologia continuarem pautadas na perspectiva da ciência da Modernidade. Evidenciamos a necessidade, a partir da demanda da formação do profissional da saúde dessa área para o SUS, do reconhecimento das práticas psicológicas como ações políticas e da reflexão sobre o modo como elas incidem na vida dos sujeitos.

Palavras-chave : Política; Formação do psicólogo; Controle social; Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )