SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Convergences and divergences between Psychology And Politics:: forming, deforming and transforming health professionalsProgramo of intensivy care:: experience teaching-service in Psychology and Psychiatric reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BAYER, Aline Attene de Almeida; VASCO, Camila Carrascoza; LOPES, Sandra Ribeiro de Almeida  and  TEIXEIRA, Cristina Jeldes Carrascosa. Intervenção grupal em pacientes com obesidade e seus familiares:: relato de experiência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 868-881. ISSN 1414-9893.

A modalidade de atendimento em grupo no hospital é uma forma de trabalho que permite interação e troca entre os participantes, caracterizando-se como espaço de acolhimento às angústias frente a um quadro clínico. A experiência relatada consistiu na realização simultânea de dois grupos, um de pacientes entre 8-15 anos, com quadro de obesidade e sobrepeso, e outro de pais/responsáveis. O objetivo geral foi proporcionar espaço para abordar aspectos emocionais e comportamentais associados ao quadro clínico e estabelecer relações com as dificuldades na adesão ao tratamento. Realizaram-se sete encontros semanais, com atividades que propiciaram reflexão sobre questões como: autoestima, ansiedade, limites e dificuldades na manutenção das dietas e das atividades físicas regulares. A proposta possibilitou compartilhar vivências, debater atitudes, abordar insatisfações e desconfortos e perceber a necessidade de se responsabilizarem pelo tratamento através da mudança de determinados comportamentos. A opção por grupos paralelos permitiu notar mudanças nas relações entre pais/responsáveis e pacientes que contribuíram para melhor resposta ao tratamento. Tal experiência ilustrou a importância de considerar os aspectos emocionais envolvidos na obesidade, favorecendo uma visão mais abrangente do paciente.

Keywords : Grupos; Obesidade; Emoções; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )