SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Entre o corpo e o psiquismo: a noção de concomitância dependente em FreudA paranóia como crise da autoridade: Ou, não é só porque você é paranóico que não tem ninguém lhe perseguindo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

PEREIRA, Ondina Pena. Psicanálise e filosofia: uma relação entre experiência psicanalítica e atividade filosóficaPsychoanalysis and Philosophy: a relationship between psychoanalytical experience and philosophical activity. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp. 109-122. ISSN 1415-1138.

A relação entre Psicanálise e Filosofia é aqui tematizada por meio de duas estratégias. A primeira aborda a clínica psicanalítica pela perspectiva do divã, isto é, das representações/teorias que os analisandos constróem sobre a sua vivência desse espaço/tempo especial. Tais representações indicam a miséria simbólica do mundo contemporâneo e apontam as dimensões ritual, poética e principalmente trágica da cena analítica. A segunda procura aproximar teoria psicanalítica e filosofia por meio do pensamento de Nietzsche e de Rosset, quando se reencontra a teoria dos analisandos e se compreende a cena analítica como lugar da experiência trágico-poética de reinscrição do sujeito no mundo; assim a teoria analítica é lugar de desconstrução da ilusão de unidade do sujeito do conhecimento.

Palavras-chave : Trágico; Cena analítica; Miséria simbólica; Ritual; Poesia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )