SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Psicanálise e filosofia: uma relação entre experiência psicanalítica e atividade filosóficaCorpo e novas formas de subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. A paranóia como crise da autoridade: Ou, não é só porque você é paranóico que não tem ninguém lhe perseguindoParanoia as crisis of authority: Or being a paranoiac does not mean that you are not being persecuted. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp. 123-146. ISSN 1415-1138.

Este artigo parte do livro de Eric Santner, A Alemanha de Schreber: uma história secreta da Modernidade. Da perspectiva sociológica do autor, que estabelece relações entre o modo de funcionamento da paranóia e determinadas características da autoridade na Modernidade, discuto a paranóia de Schreber recorrendo a três dimensões. Em primeiro lugar apresento dados históricos sobre a família de Schreber. Em segundo apresento brevemente algumas formulações da psicanálise sobre a paranóia: de Freud a autores contemporâneos. Em terceiro confronto a tese de Santner com minha compreensão das relações entre a psicanálise e a Modernidade. Tanto do ponto de vista da Modernidade quanto da psicanálise, trabalhei as conseqüências de experiências de intromissão sem uma condição de continência ou intermediação.

Palavras-chave : Paranóia; Modernidade; Autoridade; Intromissão; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )